Protocolo interno COVID-19
MEDIDAS GERAIS
Durante o período de pandemia por COVID-19, a Peça de Fruta compromete-se a minimizar os riscos de propagação da Covid-19, tomando diversas medidas de informação, higienização e distanciamento.
Assim:
- Cada colaborador posiciona-se a 2 metros de distância do seu colega de trabalho.
No escritório do piso 1, apenas no período da manhã encontram-se dois colaboradores em simultâneo, mas com 2 metros de distância. No escritório do piso 1, cada colaborador encontra-se isolado numa sala. No armazém, cada colaborador deve trabalhar na sua mesa, as quais estão posicionadas a mais de 2 metros de distância das restantes.
- Cada elemento tem ao seu dispor informação sobre todas as medidas recomendadas pela Direção Geral de Saúde.
- A Peça de Fruta faculta material de proteção individual e produtos para higienização pessoal e das superfícies, reforçando as suas rotinas de limpeza.
- Antes de entrar nas instalações, o colaborador deve higienizar as mãos com o gel, à entrada, e usar máscara ou solicitar uma máscara à entrada.
- Os motoristas devem efetuar utilizar mascara em todas as entregas, junto dos Clientes e desinfetar as mãos depois de cada entrega.
- Os visitantes externos dispõe de um documento à entrada das instalações que define as regras para entrada na Peça de Fruta: utilização obrigatória de máscara e desinfeção das mãos, utilizando o álcool gel que se encontra na entrada.
- Todas as medidas de higiene e utilização de equipamentos de proteção que já vigoravam no período anterior à pandemia, e porque somos uma empresa que trabalha com produtos alimentares, mantém-se.
COLABORADORES – HIGIENIZAÇÃO PESSOAL
- Ao entrar nas instalações, é necessária a higienização das mãos com solução álcool gel.
Seguidamente, é necessária a colocação da máscara ou viseira para o período de trabalho.
- Higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70% de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas.
- Etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; Higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos.
- Conduta social: Evitar o contacto próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha objetos e utensílios.
- Cumprir a auto monitorização diária: avaliação da febre (medir a temperatura corporal duas vezes por dia e registar o valor e a hora de medição), verificação de tosse ou dificuldade em respirar.
- Quaisquer sintomas associados ao vírus devem ser imediatamente comunicados a nível superior e aos colegas de trabalho, e tomadas as devidas medidas de segurança, limpeza e desinfeção.
- Se o colaborador estiver em contato direto com uma pessoa infetada deve ser comunicada à empresa, bem como ao SNS, através do contato 808242424. Deve permanecer em isolamento profilático durante 14 dias e aguardar pela realização do teste.
- Ao sair das instalações, lavar muito bem as mãos ou higienizar as mãos com solução álcool gel.
HIGIENIZAÇÃO DAS SUPERFÍCIES
- Cada colaborador é responsável pela limpeza do seu espaço de trabalho.
- Estão disponíveis diversos produtos de limpeza com desinfetante.
- A limpeza deve ser feita várias vezes ao dia, nomeadamente das superfícies e objetos de utilização comum (mesas, interruptores de luz, maçanetas, puxadores de armários e zona de café, após utilização); e utilização própria, (teclados, monitores, secretária e objetos). Assim, sugere-se limpeza a meio da manhã, à hora de almoço, a meio da tarde e antes da saída.
- Dada a fraca circulação de pessoas nas instalações da Peça de Fruta, o chão deve ser limpo com solução antimicrobiana uma vez por dia, preferencialmente ao fim do dia de trabalho.