Encomendar 219572921
 

Fruta e legumes frescos na sua porta

 
 
 

Nutrição

Quando se fala de uma dieta saudável é impossível não mencionar os benefícios da fruta para uma correcta nutrição. A fruta fornece ao organismo nutrientes muito importantes e imprescindíveis a uma alimentação correcta e equilibrada.

A palavra fruta está normalmente associada aos frutos doces e carnudos de árvores, como a maçã, a pêra, pêssego, manga, goiaba, laranja, abacate, uva, banana, entre outras, mas também pode referir-se aos frutos e bagas de arbustos, como o kiwi, as amoras, groselhas e mirtilos.

Há também outras espécies botânicas muitas vezes confundidas com legumes que são na realidade frutos. É o caso do tomate, abóbora, beringela, castanha, pimento, feijão-verde e pepino. Dentro das especiarias também há frutos, como a baunilha, a pimenta e a paprika, derivadas de bagas.

A fruta de mesa, aquela que faz parte das sobremesas e dos lanches, que pode ser directamente consumida a qualquer hora, em qualquer lugar e sem necessidade de ser cozinhada, quer seja fruta carnuda ou bagas, possui um alto valor nutricional.

A fruta é rica em vitaminas, minerais, fibras e água. Além disso, é um repositório precioso de fitoquímicos fundamentais para a saúde e para a preservação dos tecidos celulares, bem como é indispensável para a prevenção de doenças relacionadas com carências nutricionais. Além de nutrir, a fruta tem propriedades antioxidantes e desintoxicantes.

Há, inclusive, frutas ricas em proteínas, como é o caso do abacate, castanha de caju, coco, mangostão, maçã, pêra, castanha, granadilha – também conhecida como maracujá dourado -, lichias, physalis, (a goiaba, por outro lado, promove o metabolismo das proteínas).

A fruta é um excelente repositório de hidratos de carbono, o combustível fundamental para o cérebro, e o seu consumo regular está associado à redução do risco de cancro, de doenças cardiovasculares, do Mal de Alzheimer e de cataratas, além de promover uma longevidade com qualidade e saúde.

A fruta deve fazer parte indispensável da dieta diária de todas as pessoas, de todas as idades. Pode ser consumida inteira, com ou sem casca, ou em sumo. Esta é uma boa alternativa para as pessoas que não gostam de comer fruta, já que um sumo com uma laranja, uma maçã e um pêssego, por exemplo, já inclui três peças de fruta diárias, sendo o ideal cerca de 5 peças. Outra alternativa para o consumo de fruta são os batidos feitos com leite de soja, aveia ou arroz.

Para os mais preguiçosos é uma boa ideia investir um pouco de tempo a fazer uma boa salada de frutas e guardá-la no frigorífico. Depois, é só servir uma boa taça e saborear.

Seja de que forma for, lembre-se de consumir fruta regularmente, para bem da sua saúde.

Humberto Barbosa,
Especialista em Nutrição e Longevidade

 
 
 
© 2017 Peça de Fruta. Todos os direitos reservados. Design by Metropolis. Dev Partner Think Orange.